Guia ilustrado de plantas do cerrado de Minas Gerais

Guia ilustrado de plantas do cerrado de Minas Gerais PDF Author:
Publisher:
ISBN:
Category : Cerrado plants
Languages : pt-BR
Pages : 78

Book Description


Guia ilustrado de animais do cerrado de Minas Gerais

Guia ilustrado de animais do cerrado de Minas Gerais PDF Author:
Publisher:
ISBN: 9788579100963
Category : Animals
Languages : pt-BR
Pages : 119

Book Description
Um Guia que retrata as caracteristicas da Fauna do Cerrado Brasileiro.

Plantas do setor noroeste da Serra do Cipó, Minas Gerais

Plantas do setor noroeste da Serra do Cipó, Minas Gerais PDF Author: Daniela C. Zappi
Publisher:
ISBN: 9781842465028
Category : Biodiversity conservation
Languages : pt-BR
Pages : 311

Book Description


Brazilian Journal of Biology

Brazilian Journal of Biology PDF Author:
Publisher:
ISBN:
Category : Biology
Languages : en
Pages : 988

Book Description


Plantas medicinais do cerrado de Botucatu

Plantas medicinais do cerrado de Botucatu PDF Author: Beatriz Castro Maroni
Publisher: UNESP
ISBN: 9788571396678
Category : Health & Fitness
Languages : pt-BR
Pages : 208

Book Description
Este livro apresenta um rico conjunto de informações sobre plantas medicinais de áreas de cerrado do município de Botucautu (SP), obtidas em extenso trabalho de pesquisa, realizado entre 2004 e 2005. Com base em artigos, teses, monografias e catálogos publicados nos últimos vinte anos, identificaram-se 500 espécies vegetais da região, 170 das quais caracterizadas por seu potencial medicinal.

Guia das plantas do cerrado

Guia das plantas do cerrado PDF Author: Vinicius Castro Souza
Publisher:
ISBN: 9788554312008
Category : Cerrado plants
Languages : pt-BR
Pages : 583

Book Description


Flora do centro mineiro

Flora do centro mineiro PDF Author: Geraldo M. Pereira
Publisher:
ISBN: 9786599239908
Category : Endemic plants
Languages : pt-BR
Pages :

Book Description


Plantas que ocorrem nos "cerrados" de Minas Gerais

Plantas que ocorrem nos Author: Lair Remusat Rennó
Publisher:
ISBN:
Category : Cerrado plants
Languages : pt-BR
Pages : 40

Book Description
Apresenta uma relacao de plantas, como um subsidio para o levantamento floristico dos cerrados brasileiros. Da enfase ao estudo de reconhecimento taxionomico das especies botanicas que constituem este tipo de vegetacao, bem como recomenda o estudo fisiologico dessas especies, cujos segredos, uma vez desvendados, muito poderao auxiliar na acomodacao de uma nova flora e mesmo de uma cultura mais util ao homem.

Florística e fitossociologia de plantas espontâneas em comunidades antropizadas do Cerrado de Minas Gerais

Florística e fitossociologia de plantas espontâneas em comunidades antropizadas do Cerrado de Minas Gerais PDF Author: Jordânia de Carvalho Macêdo Gama GAMA
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 210

Book Description
A conservação da biodiversidade atualmente é bem estabelecida no rol de preocupações das sociedades, reconhecendo a importância do patrimônio biológico e a necessidade de conservá-lo para as gerações futuras. No Estado de Minas Gerais, a fragilidade apresentada pelos ecossistemas que compõem o bioma Cerrado, em detrimento de suas potencialidades, restringe, em muito, a sua capacidade de suporte às atividades antrópicas. Estima-se que 67% desse bioma são considerados como "altamente modificados" e apenas 20% encontram-se em seu estado original. Mesmo as áreas ainda cobertas de paisagem natural sofrem os efeitos de vários fatores abióticos e bióticos, dentre os quais se destaca a ocorrência de plantas daninhas (SILVA et al., 2002). Plantas daninhas são plantas que competem por água, luz, CO2 e nutrientes, podendo exercer também inibição química sobre o desenvolvimento de plantas cultivadas, além de ainda poderem ser hospedeiras de pragas e de doenças (LORENZI, 2006). Contudo, a priori, nenhuma espécie de planta pode ser considerada daninha. Em um enfoque que considera os processos agroecológicos, as plantas daninhas podem ser consideradas como plantas espontâneas, que são espécies que nascem espontaneamente em um determinado local, participando do funcionamento ecológico, visto que há espécies altamente competidoras com as culturas, mas que também são extremamente úteis no controle da erosão, na reciclagem de nutrientes, entre outros (SILVA et al., 2007; VICENTE, 2008). De certa forma, a presença dessas plantas pode representar uma fonte de estresse, comprometendo as características da paisagem. Em áreas em regeneração, a presença dessas plantas pode suprimir a vegetação nativa do ecossitema de Cerrado. Por outro lado, em áreas cultivadas pode comprometer a produtividade das espécies de interesse econômico. O conhecimento da composição florística e da estrutura fitossociológica das plantas espontâneas, aliado à adoção de técnicas da agricultura de precisão permitem mapear a distribuição espacial dessas plantas, são importantes instrumentos para dar suporte a ações que visem à preservação e à conservação da flora nativa das áreas em regeneração e o uso sustentável das áreas cultivadas. O presente trabalho visou o levantamento florístico e fitossociológico das plantas espontâneas no bioma Cerrado, em área de regeneração e em área cultivada, comparando populações quanto ao nível de infestação e correlacionando-as, por meio de mapas de distribuição espacial.

Plantas do cerrado utilizadas pelas comunidades da região do Grande Sertão Veredas

Plantas do cerrado utilizadas pelas comunidades da região do Grande Sertão Veredas PDF Author: Suelma Ribeiro Silva
Publisher:
ISBN:
Category : Cerrado plants
Languages : pt-BR
Pages : 109

Book Description
Este livro e fruto do projeto Potencialidades do Cerrado e Saude: uma Proposta de Conscientizacao, executado pela FUNATURA com apoio da The Nature Conservancy - TNC - e Smithkline Beecham. Tem como objetivo levar a um publico amplo, informacoes sobre especies da flora nativa do cerrado utilizadas pelas comunidades da regiao de abrangencia do Parque Nacional Grande Sertao Veredas, localizado no Noroeste de Minas Gerais. As informacoes apresentadas aqui foram obtidas de dados oriundos do trabalho desenvolvido na regiao pela FUNATURA desde de 1991, atraves de entrevistas com membros das comunidades locais, de dados de herbarios e de literatura sobre o assunto, alem de expedicoes de campo realizadas pela propria autora, a biologoa Suelma Ribeiro Silva. Ressalta-se ainda a contribuicao, na coleta de informacoes junto as comunidades locais, da biologa Sandra Maria dos Santos Guapyassu, integrante da equipe da FANATURA entre janeiro de 1994 e janeiro de 1997. E importante ressaltar que as informacoes sobre a utilizacao das plantas são baseadas na sabedoria popular e não tem carater cientifico. Para que se ateste os efeitos beneficos das plantas, serao necessarios estudos cientificos aprofundados, o que não foi objetivo deste trabalho. A ideia foi apresentar um apanhado geral sobre as principais plantas utilizadas pelas comunidades locais. São descritas 87 especies. As descricoes são apresentadas em ordem alfabetica pelo nome popular utilizado pela comunidade local. Cada decricao encontra-se acompanhada por fotos tiradas na regiao. Os periodos de floracao e frutificacao são resultados de observacoes de campo, informacoes das pelos moradores e levantamento de ,material depositado no herbario da Universidade de Brasilia(UB) e da Reserva Ecologica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisitica (IBGE). As informacoes sobre a utilizacao das especies foram obtidas integralmente atraves de entrevistas com pessoas que moram na regiao. São apresentados, ainda, no final do livro. Um glossario e um indice dos nomes cientificos e populares. Esta publicacao, portanto, uma contribuicao ao estudo das especies do cerrado e uma forma de valorizar o conhecimento das comunidades locais e a importancia do desenvolvimento de projetos que visem o manejo sustentavel e a conservacao da flora nativa do Cerrado.