Author: Walter Benjamin
Publisher: Autêntica
ISBN: 8582178611
Category : Philosophy
Languages : pt-BR
Pages : 288
Book Description
"Com a fotografia, a mão liberta-se pela primeira vez, no processo de reprodução de imagens, de importantes tarefas artísticas que a partir de então passaram a caber exclusivamente aos olhos que veem através da objetiva." Walter Benjamin se aplica ao significado desse advento e destaca a ironia dialética, pondo em questão os fundamentos da obra de arte ao possibilitar sua reprodução em massa – que reforça-lhe o caráter mercadológico. O processo fotográfico extrapola o âmbito comercial e ganha teor artístico. O vício da ocularidade herdado dos gregos passa a ter condição técnica. Benjamin ilumina o ponto de inflexão, o início da nova curva crescente. Hoje se vislumbra no que resulta. Em casa, no trabalho, na escola, na rua, por toda parte, olhos fixos em telas, telinhas, telões. A preponderância da visão sobre os outros sentidos, exponenciada pelo avanço da informática, atinge o paroxismo, preocupa pais e educadores. A sutilização substitui a materialidade; a experiência é preterida por registros e simulações. A atualidade do pensamento benjaminiano evidencia-se; o rastro supera a aura; prefere-se a reprodução ao real, como uma avó que responde a elogios feitos ao bebê que leva no carrinho: "Você não viu nada, olhe aqui!" e exibe no celular a foto da mesma criança. Beatriz Magalhães
Estética e sociologia da arte
Author: Walter Benjamin
Publisher: Autêntica
ISBN: 8582178611
Category : Philosophy
Languages : pt-BR
Pages : 288
Book Description
"Com a fotografia, a mão liberta-se pela primeira vez, no processo de reprodução de imagens, de importantes tarefas artísticas que a partir de então passaram a caber exclusivamente aos olhos que veem através da objetiva." Walter Benjamin se aplica ao significado desse advento e destaca a ironia dialética, pondo em questão os fundamentos da obra de arte ao possibilitar sua reprodução em massa – que reforça-lhe o caráter mercadológico. O processo fotográfico extrapola o âmbito comercial e ganha teor artístico. O vício da ocularidade herdado dos gregos passa a ter condição técnica. Benjamin ilumina o ponto de inflexão, o início da nova curva crescente. Hoje se vislumbra no que resulta. Em casa, no trabalho, na escola, na rua, por toda parte, olhos fixos em telas, telinhas, telões. A preponderância da visão sobre os outros sentidos, exponenciada pelo avanço da informática, atinge o paroxismo, preocupa pais e educadores. A sutilização substitui a materialidade; a experiência é preterida por registros e simulações. A atualidade do pensamento benjaminiano evidencia-se; o rastro supera a aura; prefere-se a reprodução ao real, como uma avó que responde a elogios feitos ao bebê que leva no carrinho: "Você não viu nada, olhe aqui!" e exibe no celular a foto da mesma criança. Beatriz Magalhães
Publisher: Autêntica
ISBN: 8582178611
Category : Philosophy
Languages : pt-BR
Pages : 288
Book Description
"Com a fotografia, a mão liberta-se pela primeira vez, no processo de reprodução de imagens, de importantes tarefas artísticas que a partir de então passaram a caber exclusivamente aos olhos que veem através da objetiva." Walter Benjamin se aplica ao significado desse advento e destaca a ironia dialética, pondo em questão os fundamentos da obra de arte ao possibilitar sua reprodução em massa – que reforça-lhe o caráter mercadológico. O processo fotográfico extrapola o âmbito comercial e ganha teor artístico. O vício da ocularidade herdado dos gregos passa a ter condição técnica. Benjamin ilumina o ponto de inflexão, o início da nova curva crescente. Hoje se vislumbra no que resulta. Em casa, no trabalho, na escola, na rua, por toda parte, olhos fixos em telas, telinhas, telões. A preponderância da visão sobre os outros sentidos, exponenciada pelo avanço da informática, atinge o paroxismo, preocupa pais e educadores. A sutilização substitui a materialidade; a experiência é preterida por registros e simulações. A atualidade do pensamento benjaminiano evidencia-se; o rastro supera a aura; prefere-se a reprodução ao real, como uma avó que responde a elogios feitos ao bebê que leva no carrinho: "Você não viu nada, olhe aqui!" e exibe no celular a foto da mesma criança. Beatriz Magalhães
Arte e non arte
Author: Riccardo Finocchi
Publisher: Meltemi Editore srl
ISBN: 8878810010
Category : Philosophy
Languages : it
Pages : 139
Book Description
Publisher: Meltemi Editore srl
ISBN: 8878810010
Category : Philosophy
Languages : it
Pages : 139
Book Description
Estetica e sociologia
Author: Georg Simmel
Publisher: Armando Editore
ISBN:
Category : Social Science
Languages : it
Pages : 132
Book Description
Publisher: Armando Editore
ISBN:
Category : Social Science
Languages : it
Pages : 132
Book Description
Teoría estética
Author: Theodor W. Adorno
Publisher: Ediciones AKAL
ISBN: 8446016702
Category : Philosophy
Languages : es
Pages : 513
Book Description
Nueva traducción completa de la teoría estética de Adorno, expuesta en relación/confrontación con otras filosofías clásicas, como la kantiana o la hegeliana, así como con la teoría cultural, la filosofía de la historia, la cultura social, etcétera.
Publisher: Ediciones AKAL
ISBN: 8446016702
Category : Philosophy
Languages : es
Pages : 513
Book Description
Nueva traducción completa de la teoría estética de Adorno, expuesta en relación/confrontación con otras filosofías clásicas, como la kantiana o la hegeliana, así como con la teoría cultural, la filosofía de la historia, la cultura social, etcétera.
La sociología del arte
Author: Nathalie Heinich
Publisher:
ISBN: 9789506024475
Category :
Languages : es
Pages : 127
Book Description
Jean- Michel Berthelot: otras obras" La sociologie francoise contemporaine" ( P. U. F ) Paris" Epistemologie des sciences sociales" ( P. U. F ) Paris El objetivo de esta obra es presentar una historia de la sociologia moderna y de su modo de construcion. Si convenimos en entender por "sociologia moderna" una empresa de conocimiento cientifico de lo social, la definicion que estamos produciendo es problematica: que es lo social ? en que se distingue un conocimiento cientifico de un conocicmiento que no lo sea ?. Estas preguntas no son escolasticas ni retoricas. Las definiciones de lo social son diversas: puede verselo como un conjunto de reglas y restricciones que se imponen al individuo en una sociedad determinada y cuyo origen y efectos es importante aprehender: Pero tambien puede concebirselo como la significacion que nuestros diferentes comportamientos tienen para los demas
Publisher:
ISBN: 9789506024475
Category :
Languages : es
Pages : 127
Book Description
Jean- Michel Berthelot: otras obras" La sociologie francoise contemporaine" ( P. U. F ) Paris" Epistemologie des sciences sociales" ( P. U. F ) Paris El objetivo de esta obra es presentar una historia de la sociologia moderna y de su modo de construcion. Si convenimos en entender por "sociologia moderna" una empresa de conocimiento cientifico de lo social, la definicion que estamos produciendo es problematica: que es lo social ? en que se distingue un conocimiento cientifico de un conocicmiento que no lo sea ?. Estas preguntas no son escolasticas ni retoricas. Las definiciones de lo social son diversas: puede verselo como un conjunto de reglas y restricciones que se imponen al individuo en una sociedad determinada y cuyo origen y efectos es importante aprehender: Pero tambien puede concebirselo como la significacion que nuestros diferentes comportamientos tienen para los demas
La producción social del arte
Author: Janet Wolff
Publisher: Ediciones AKAL
ISBN: 9788470903465
Category : History
Languages : es
Pages : 212
Book Description
El presente libro contiene una revisión general de los estudios y teorías en Socilogía de la Cultura. Planteando un debate sobre las aproximaciones sociológicas, históricas, literarias y de género (ahondando en la temática femenina) realiza una aproximación original al estudio concreto de la obra de arte, incidiendo en cuestiones centrales como la del papel de la lectura-visión, la naturaleza del concepto de y la posibilidad de una política cultural.
Publisher: Ediciones AKAL
ISBN: 9788470903465
Category : History
Languages : es
Pages : 212
Book Description
El presente libro contiene una revisión general de los estudios y teorías en Socilogía de la Cultura. Planteando un debate sobre las aproximaciones sociológicas, históricas, literarias y de género (ahondando en la temática femenina) realiza una aproximación original al estudio concreto de la obra de arte, incidiendo en cuestiones centrales como la del papel de la lectura-visión, la naturaleza del concepto de y la posibilidad de una política cultural.
La pratica sociale dell'arte
The Social Thought of Ortega Y Gasset
Author: John T. Graham
Publisher: University of Missouri Press
ISBN: 9780826262868
Category : Philosophy
Languages : en
Pages : 584
Book Description
Publisher: University of Missouri Press
ISBN: 9780826262868
Category : Philosophy
Languages : en
Pages : 584
Book Description
A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica
Author: Walter Benjamin
Publisher: L&PM Editores
ISBN: 8525437840
Category : Art
Languages : pt-BR
Pages : 160
Book Description
No seu mais famoso ensaio, Walter Benjamin analisa como as mudanças operadas pela modernidade com o advento da fotografia e do cinema (e as transformações trazidas pelas respectivas técnicas) mexem com o status da obra de arte, retirando-lhe a "aura", característica que a torna única, experiência da contemplação "aqui e agora". Com Benjamin, a arte passa a ser pensada de modo diverso: a reprodução deixa de ser tratada como uma mera cópia e passa a ser pensada como a própria obra.
Publisher: L&PM Editores
ISBN: 8525437840
Category : Art
Languages : pt-BR
Pages : 160
Book Description
No seu mais famoso ensaio, Walter Benjamin analisa como as mudanças operadas pela modernidade com o advento da fotografia e do cinema (e as transformações trazidas pelas respectivas técnicas) mexem com o status da obra de arte, retirando-lhe a "aura", característica que a torna única, experiência da contemplação "aqui e agora". Com Benjamin, a arte passa a ser pensada de modo diverso: a reprodução deixa de ser tratada como uma mera cópia e passa a ser pensada como a própria obra.
Semiotics, Law & Art
Author: Eduardo C.B. Bittar
Publisher: Springer Nature
ISBN: 3030588807
Category : Law
Languages : en
Pages : 226
Book Description
This book presents an interdisciplinary study of the relation between semiotics, law & art. Focusing on Greimasian semiotics, it examines specific works of art (from Giotto to Banksy) that deal with the theme of justice, promoting a more sensitive and humanized perception of the values that surround law. The book offers readers a comprehensive review of the semiotics of law, critically examining the relation between law & art. It covers a variety of topics, including semiotics, law and art; semiotics, art and experience; and society, law and art, as well as semiotics, law and painting; semiotics, law and architecture; semiotics, law and theatre; semiotics, law and literature; and semiotics, law and culture. In doing so, it uses the semiotics of painting to explain the symbology of justice and its significance in history; the semiotics of architecture to explain the setting of justice; the semiotics of theatre to explain the logic of the legal process; and the semiotics of literature to explain the narrative logic of legal decisions. Lastly, drawing on the semiotics of culture, it discusses ways of promoting justice, citizenship and human rights. Written from both philosophical and semiotical perspectives, the book enhances the centrality of visual jurisprudence studies to promote a better understanding of the role of law.
Publisher: Springer Nature
ISBN: 3030588807
Category : Law
Languages : en
Pages : 226
Book Description
This book presents an interdisciplinary study of the relation between semiotics, law & art. Focusing on Greimasian semiotics, it examines specific works of art (from Giotto to Banksy) that deal with the theme of justice, promoting a more sensitive and humanized perception of the values that surround law. The book offers readers a comprehensive review of the semiotics of law, critically examining the relation between law & art. It covers a variety of topics, including semiotics, law and art; semiotics, art and experience; and society, law and art, as well as semiotics, law and painting; semiotics, law and architecture; semiotics, law and theatre; semiotics, law and literature; and semiotics, law and culture. In doing so, it uses the semiotics of painting to explain the symbology of justice and its significance in history; the semiotics of architecture to explain the setting of justice; the semiotics of theatre to explain the logic of the legal process; and the semiotics of literature to explain the narrative logic of legal decisions. Lastly, drawing on the semiotics of culture, it discusses ways of promoting justice, citizenship and human rights. Written from both philosophical and semiotical perspectives, the book enhances the centrality of visual jurisprudence studies to promote a better understanding of the role of law.