Adoção de práticas de manejo florestal sustentável na Amazônia PDF Download

Are you looking for read ebook online? Search for your book and save it on your Kindle device, PC, phones or tablets. Download Adoção de práticas de manejo florestal sustentável na Amazônia PDF full book. Access full book title Adoção de práticas de manejo florestal sustentável na Amazônia by C. Sabogal. Download full books in PDF and EPUB format.

Adoção de práticas de manejo florestal sustentável na Amazônia

Adoção de práticas de manejo florestal sustentável na Amazônia PDF Author: C. Sabogal
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 8

Book Description
Extração de madeira versus manejo florestal entre as concessionárias florestais da Amazônia. Área de estudo e métodos. Limitantes à adoção das práticas de MFS. Estratégias e principais recomendações para o aumento da adoção.

Adoção de práticas de manejo florestal sustentável na Amazônia

Adoção de práticas de manejo florestal sustentável na Amazônia PDF Author: C. Sabogal
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 8

Book Description
Extração de madeira versus manejo florestal entre as concessionárias florestais da Amazônia. Área de estudo e métodos. Limitantes à adoção das práticas de MFS. Estratégias e principais recomendações para o aumento da adoção.

Manejo florestal empresarial na Amazonia Brasileira

Manejo florestal empresarial na Amazonia Brasileira PDF Author: Sabogal, C., Lentini, M., Pokorny, B., Silva, J.N.M., Zweede, J., Verissimo, A., Boscolo, M.
Publisher: CIFOR
ISBN: 9792446354
Category : Forest management
Languages : pt-BR
Pages : 76

Book Description
Este estudo avaliou o estágio de adoção de manejo florestal sustentável por empresas nos Estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia (os três da Amazônia com maior produção madeireira) e buscou os fatores promotores de adoção nas diferentes características das empresas, nas práticas de manejo em si e no ambiente externo às empresas.

Raio Econômico Como Um Instrumento Para Orientar a Adoção Do Manejo Florestal Sustentável Na Amazônia

Raio Econômico Como Um Instrumento Para Orientar a Adoção Do Manejo Florestal Sustentável Na Amazônia PDF Author: Zenobio Abel Perelli
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : en
Pages :

Book Description
Este estudo aborda a produu00e7u00e3o racional de madeira na Amazu00f4nia brasileira. Seu objetivo foi identificar a distu00e2ncia econu00f4mica limite entre uma floresta, sob regime de manejo florestal sustentu00e1vel (MFS), e o pu00e1tio de uma firma madeireira, e assim colaborar na formulau00e7u00e3o de polu00edticas que fomentem o uso racional dos recursos florestais-madeireiros regionais. Para tal, adotou-se, como u00e1rea de estudo, as florestas localizadas no estado do Acre. Os dados usados nessa pesquisa foram obtidos em entrevistas com os proprietu00e1rios de serrarias que atuavam, nesse estado, no peru00edodo 2008-2010. Os conceitos adotados para quantificar o raio econu00f4mico para atividade florestal-madeireira nessa regiu00e3o, foram: 1) renda lu00edquida, na venda da madeira serrada, para diferentes distu00e2ncias entre uma floresta manejada e o pu00e1tio da serraria e 2) valor esperado da terra (VET), vu00e1lido para uma terra destinada u00e0 produu00e7u00e3o florestal manejada. A partir dos resultados gerados, conclui-se que: 1) considerando-se os custos de uma serraria com a produu00e7u00e3o e comercializau00e7u00e3o de madeira serrada e o preu00e7o de venda dessa mercadoria, tem-se que o raio econu00f4mico, para essa atividade florestal-madeireira, no Acre, u00e9 de 282 km e 2) uma comparau00e7u00e3o do preu00e7o mu00e9dio da terra florestal, na regiu00e3o, com o VET obtido indica que su00f3 u00e9 viu00e1vel, economicamente, um empresu00e1rio manejar e explorar uma floresta, e vender a madeira em tora, posto no pu00e1tio da serraria, e esse processo lhe render uma taxa de juros de 6% ao ano, se a distu00e2ncia dessa floresta atu00e9 a firma madeireira for, no mu00e1ximo, igual a 125 km.

Desenvolvimento sustentável, manejo florestal e o uso dos recursos madeireiros na Amazônia

Desenvolvimento sustentável, manejo florestal e o uso dos recursos madeireiros na Amazônia PDF Author: A. L. L. de SOUZA
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 349

Book Description
O presente trabalho procurou contextualizar o manejo florestal em relação ao arcabouço teórico do desenvolvimento sustentável, identificar os vínculos entre essas duas concepções e avaliar suas possibilidades e limites quanto ao atendimento dos objetivos de promover a sustentabilidade econômica, ecológica e social e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor florestal. As informações foram obtidas através de entrevistas qualitativas com diversos atores sociais e com base nas pesquisas disponíveis sobre manejo florestal para a Amazônia, mais especificamente no município de Paragominas-PA. Partiu-se da hipótese de que o modelo de manejo florestal em florestas públicas de produção constitui-se numa via mais eficiente para gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais do manejo florestal, contribuindo para melhorias na qualidade do desenvolvimento do setor florestal. Para verificação dessa hipótese foram realizadas análises comparativas envolvendo três modelos de uso dos recursos florestais: o manejo em florestas públicas de produção; o manejo em florestas privadas e a exploração seletiva tradicional. A análise comparativa qualitativa revelou a superioridade do manejo florestal em florestas públicas de produção em relação aos demais, quando se considerou os aspectos sociopolíticos, ecológicos e econômicos. O resultado da caracterização qualitativa envolvendo 23 relações entre esse modelo e os condicionantes identificados mostrou que 19 apresentaram relação positiva forte, duas foram positivas médias e duas foram negativas médias. Os principais problemas relacionados à não adoção do manejo florestal sustentável estão relacionados aos aspectos econômicos e sociopolíticos. A análise econômica financeira constatou que os modelos predatórios de uso dos recursos florestais apresentaram todos os índices econômicos considerados (valor presente líquido, taxa interna de retorno e relação benefício/custo) superiores aos modelos baseados no uso sustentável, devidos aos menores custos relativos aos modelos predatórios. As causas estão associadas principalmente ao descumprimento dos dispositivos legais, insegurança fundiária, abundância e baixo preço dos recursos florestais, apropriação privada dos recursos florestais e fiscalização e controle deficientes por parte das instituições públicas ambientais.

Desenvolvimento sustentavel, manejo floreral e o uso dos recursos madeireiros na Amazonia brasileira

Desenvolvimento sustentavel, manejo floreral e o uso dos recursos madeireiros na Amazonia brasileira PDF Author: A. L. L. de SOUZA
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 348

Book Description
O presente trabalho procurou contextualizar o manejo florestal em relacao ao arcabouco teorico do desenvolvimento sustentavel, identificar os vinculos entre essas duas concepcoes e avaliar suas possibilidades e limites quanto ao atendimento dos objetivos de promover a sustentabilidade economica, ecologica e social e contribuir para o desenvolvimento sustentavel do setor florestal. As informacoes foram obtidas atraves de entrevistas qualitativas com diversos atores sociais e com base nas pesquisas disponiveis sobre manejo florestal para a Amazonia, mais especificamente no municipio de Paragominas-PA. Partiu-se da hipotese de que o modelo de manejo florestal em florestas publicas de producao constitui-se numa via mais eficiente para geral beneficios sociais, economicos e ambientais do manejo florestal, contribuindo para melhorias na qualidade do desenvolvimento do setor florestal. Para verificacao dessa hipotese foram realizadas analises comparativas envolvendo tres modelos de uso dos recursos florestais: o manejo em florestas publicas de producao; o manejo em florestas privadas e a exploracao seletiva tradicional. A analise comparativa qualitativa revelou a superioridade do modelo de manejo floretal em florestas publicas de producao em relacao aos demais, quando se considerou os aspectos socio-politicos, ecologicos e economicos. O resultado da caracterizacao qualitativa envolvendo 23 relacoes entre esse modelo e os condicionantes identificados mostrou que 19 apresentaram relacao positiva forte, duas foram positivas medias e duas foram negativas medias. Os principais problemas relacionados a nao adocao do manejo florestal sustentavel estao relacionados aos aspectos economicos e predatorios de uso dos recursos florestais apresentaram todos os indices economicos considerados (Valor Presente Liquido, Taxa Interna de Retorno e Relacao Beneficio/Custo) superiores aos modelos baseados no uso sustentavel, devido aos menores custos relativos aos modelos baseados no uso sustentavel, devido aos menores custos relativos aos modelos predatorios. As causas estao associadas principalmente aos descumprimento dos dispositivos legais, inseguranca fundiaria, abundancia e baixo preco dos recursos florestais, apropriacao privada dos recursos florestais e fiscalizacao e controle deficiente por parte das instituicoes publicas ambientais.

Manejo De Seleção Por Classe De Diâmetros Na Floresta Natural Tropical Da Amazônia

Manejo De Seleção Por Classe De Diâmetros Na Floresta Natural Tropical Da Amazônia PDF Author: Hildebrando De Miranda Flor
Publisher: Clube de Autores
ISBN:
Category : Nature
Languages : pt-BR
Pages : 0

Book Description
Este não é um livro de técnicas convencionais, porque põe em prática o desenvolvimento minucioso dos cortes de derrubadas nas florestas, com vocação para produção e zelo pela permanência dos tetos superiores. Neste título serão apresentados procedimentos de exploração, extração, renda, preservação permanente e manutenção das estruturas das florestas. Essa obra destina-se à nova geração de profissionais de manejo das florestas naturais tropicais. Existe uma dificuldade de mudança na tradição de cortes e derrubadas de árvores nas florestas tropicais do país, mesmo sabidamente muito danosos ao meio ambiente. Entretanto, ocorre esta nova possibilidade de mudança em benefício das futuras gerações do país. Por ser distinta, segura e rentável, a adoção da nova técnica poderá transformar a floresta em um empreendimento sustentável por gerações. Essa nova estrutura técnica entra no mundo dos negócios possibilitando mudanças das concepções errôneas de aquisição de matéria prima para negócio seguro e rentável. O que mais se destaca é a matéria prima não ser comercializada após extração, mas somente após transformação em produtos manufaturados.

Manejo integrado de florestas úmidas neotropicais por indústrias e comunidades

Manejo integrado de florestas úmidas neotropicais por indústrias e comunidades PDF Author:
Publisher:
ISBN: 9789793361017
Category : Rain forests
Languages : en
Pages : 476

Book Description
Manejo industrial de florestas úmidas neotropicais. Manejo comunitário de florestas úmidas neotropicais. Extrativismo na Amazônia. Meios para promover a adoção do manejo florestal sustentável.

Desenvolvimento rural sustentavel

Desenvolvimento rural sustentavel PDF Author: A.C. Hummel
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages :

Book Description
O manejo florestal como alternativa de desenvolvimento rural e', no minimo, uma tendencia natural para a regiao, que deve ser valorizado e apoiado sob pena de termos que perpetuar a exploracao madeireira predatoria, que e' migratoria, e nao tem qualquer preocupacao com as geracoes futuras. A adocao de principios que visem a garantia da estrutura e composicao da floresta, a exploracao em niveis compativeis com a capacidade de suporte da floresta e o aprimoramento de tecnicas de baixo impacto podem diminuir consideravelmente os impactos do manejo florestal sobre a floresta. Do ponto de vista economico, o desafio e' adotar estrategias que visem a valorizacao da madeira e de outros produtos florestais, possibilitando a viabilidade economica da atividade, sem o que, este nunca existira de fato. O valor dos produtos oriundos deve ser no minimo compativel com a importancia que a sociedade da para a existencia da floresta como ultima reserva de biodiversidade. O desenvolvimento rural, entretanto, so existira de fato se vier acompanhado de uma transformacao social positiva, atingindo sobretudo aqueles que moram e vivem na floresta. Nao ha realmente o que se define como manejo florestal, se as comunidades rurais ficam excluidas dos beneficios economicos gerados pela floresta.

Manejo florestal sustentável

Manejo florestal sustentável PDF Author: D. P. Martins
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 9

Book Description


Manejo florestal na Amazônia brasileira

Manejo florestal na Amazônia brasileira PDF Author: Marcos Antônio Camargo Ferreira
Publisher:
ISBN: 9788547304089
Category : Forest management
Languages : pt-BR
Pages : 101

Book Description
"Manejo florestal na Amazônia brasileira" apresenta as estruturas conceituais de Critérios e Indicadores (C&I) e uma ampla discussão acerca dos princípios de sustentabilidade do manejo florestal sustentável. No livro, Marcos Antônio Camargo Ferreira propõe um exercício com a finalidade de estimar qual o nível e em que áreas o progresso do manejo florestal em direção à sustentabilidade foram alcançados por meio do uso do conjunto de Critérios e Indicadores existentes nas normas brasileiras. Em sua abordagem, o autor afirma que as atividades de exploração e os tratos silviculturais pós-exploratórios, como a condução da regeneração natural após as operações de derruba das árvores, o arraste das toras na floresta e a implantação de parcela permanente de monitoramento para medir e acompanhar a recuperação da vegetação no ambiente alterado, deveriam ser monitoradas por um conjunto de critérios e indicadores de sustentabilidade, os quais precisariam estar previstos desde a elaboração do projeto. Critérios e Indicadores da sustentabilidade do uso de florestas são ferramentas internacionalmente utilizadas para diagnosticar o grau de uso e exploração de uma floresta. Usados para definir a melhor forma de manejo, esses instrumentos consideram os aspectos ambientais, sociais e econômicos e suas interações para definir o grau de sustentabilidade alcançado pela atividade. O uso de coerentes Critérios e Indicadores para avaliar a sustentabilidade do manejo florestal tem se tornado cada vez mais importante, sendo atualmente a estratégia utilizada pelas mais diversas instituições que pesquisam a sustentabilidade da atividade de manejo florestal em todo o mundo, residindo, nessa prática, importante recurso para o melhor aproveitamento e para a consequente preservação ambiental.